A importância de ter um Website com Loja Online

A importância de ter um Website com Loja Online

O que é uma Loja Online

Uma loja online é uma plataforma digital que permite aos consumidores comprarem bens e serviços, de uma forma comoda e prática, sem necessitarem de sair de casa. Os consumidores encontram produtos e serviços em websites de ecommerce e compram diretamente aos vendedores sem precisarem de se deslocar à loja física. As compras podem ser feitas em diversos dispositivos, nomeadamente computadores, portáteis, tablets e smartphones.

O que é necessário para ter uma loja online

Primeiro de tudo é necessário ter um produto ou serviço para vender. Definir o público alvo é um fator importante a ter em consideração. É necessário delinear uma estratégia de venda. Basicamente é importante criar um plano de marketing.

A plataforma a usar na venda dos produtos é crucial. Existem diversas plataformas para vender online, umas gratuitas mas limitadas, umas pagas que a longo prazo podem ficar caras.

Para ter uma loja online, precisamos ainda de um domínio e um alojamento. O domínio é o endereço do site, por exemplo https://pedroferreira.pt. O alojamento é um servidor remoto onde iram ser colocados os ficheiros do site, armazenadas as bases de dados, emails, SSL, etc. Dada a natureza de uma loja online, investir num bom servidor é importante para melhor performance.

Numa plataforma paga, normalmente paga-se um valor mensal que engloba o domínio, alojamento e o serviço de loja online. Num site Woocommerce, existe um custo inicial de construção do site e só terá de pagar anualmente do domínio e alojamento.

O que é o woocommerce para wordpress

Woocommerce é uma plataforma open-source e personalizada de eCommerce construído para WordPress. As funcionalidade básicas da aplicação permitem começar a vender online, com pagamentos seguros, configuração de envios, gestão de stocks, clientes e muito mais de forma gratuita.

É possível ampliar as funcionalidades com plugins premium. Existe praticamente um plugin para qualquer coisa que se possa imaginar. A personalização da aplicação é um fator a ter em conta visto o código ser open-source.

O Woocommerce com base em WordPress é uma excelente plataforma. É gratuito e tem todo o poder de uma verdadeira loja online completa.

Qual o custo de uma loja online

O custo de uma loja online depende do que se pretende e do nível de personalização. Existem plataformas online que cobram um valor mensal. Este valor ao longo dos anos pode tornar-se avultado.

Um website em WordPress com Woocommerce, terá um custo de produção mas nos anos seguintes não tem custos, excepto nos casos em que se pretende adicionar funcionalidades.

Porque é importante ter um website com loja online?

A importância de ter um Website com Loja Online prende-se essencialmente com o facto de se poder vender produtos e serviços, 24 horas por dia, 365 dias por ano em praticamente todo o mundo. O cliente pode ver os produtos e ler as descrições conforme a sua conveniência. Pode encomendar o produto e receber passado uns dias em sua casa.

Se é dono de uma loja física, tem de lá estar para vender e quando fechar, não está a vender. Pior ainda, pode estar a perder potências bom clientes.

Com todos os dispositivos móveis disponíveis e wi-fi em todo o lado, faz sentido ter uma loja online no seu website.

Pessoalmente, sinto grande satisfação quando um cliente me compra um produto ou pede um orçamento durante a noite quando estou a dormir.

Vantagens da online store

  1. Novos mercados e aumento de vendas
  2. Distanciamento social em tempo de pandemia
  3. Excluídos custos com loja e armazém

Desvantagens da loja online

  1. Perde-se o contacto direto com o cliente
  2. Trocas e devoluções
  3. Contacto físico do cliente com o produto antes da compra

Orçamento Loja online

Peça já o seu orçamento para uma loja online. Deixe-me ajudar o seu negócio a crescer.

//