Coronavírus e o trabalho remoto

Costumo dizer que estou em quarentena à quase dez anos, isto é, desde que iniciei o meu negócio em 2011. Por estranho que pareça, o Coronavírus e o trabalho remoto é um tema que não me afectou muito a nível laboral.

Como tenho um escritório em casa e trabalho remotamente, o confinamento devido à COVID-19 para mim não foi nada de dramático em termos de isolamento (já estou habituado, trabalho sozinho), nem propriamente a nível de negócio, pelo contrário, uma das minhas áreas de actividade teve um aumento de vendas, mais concretamente na venda de carimbos online.

Para a maior parte das pessoas, estar confinado em casa é algo que potência o stress e para além de todos os problemas associados, poderá colocar a produtividade em causa.

Como trabalho remotamente e em casa à cerca de uma década, vou apresentar as minhas técnicas e recomendações para manter a “sanidade” mental e produtividade neste período difícil e novo que nos está a obrigar a uma nova realidade.

As minhas recomendações para quem começou “forçosamente” a trabalhar em casa devido ao confinamento por causa do coronavírus em Portugal são as seguintes:

Recomendações para trabalho remoto:

Adopte a técnica pomodoro:

A técnica pomodoro consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos e fazer pausas de 5. Poderá fazer uma pausa maior de 30 minutos, por exemplo de 2 em 2 horas. Nesta pausa leia um livro, vá à varanda/janela apanhar um pouco de sol (Vitamina D é muito importante) ou exercite.

Se possível faça o seu escritório:

Se tiver um quarto disponível, use-o para fazer o seu escritório. É importante criar dentro de casa uma área de trabalho que se distinga do seu lar, isto é, deve sentir que não está em casa no seu local de trabalho. Se tiver que trabalhar na sala por exemplo, tente arranjar um espaço ou um canto que não lhe permita ver que está na sua sala, virado para a parede poderá ser uma opção, a sala é uma área de lazer e relaxamento o que pode criar uma dualidade de sensações em conflito.

Cancele o ruído:

Se tiver filhos em casa também em confinamento, trabalhar poderá ser um pesadelo. Tente arranjar um local tranquilo e sossegado para trabalhar. Se não for possível, existem uns auscultadores que cancelam o som exterior, não a 100%, mas ajudam bastante. Sei que são caros mas na minha opinião são quase um bem essencial para quem trabalha em casa.

Faça passeios curtos:

Quando possível, dê passeios curtos com o devido distanciamento. Por um lado, caminhar ajuda a relaxar a mente e por outro, faz bem ao corpo. Quando iniciei a minha atividade, caí no erro de passar horas e horas seguidas sentado ao computador. O corpo sente e reclama!

Pense positivo:

Sei que é um pouco difícil pensar positivo num período de confinamento quando um coronavírus nos ameaça, mas enquanto estiver em casa, tente não pensar nem repetir que está “farto de estar em casa”, ou que “não gosta de estar em casa”, mas tente encontrar o lado positivo na situação, faça uma lista com 10 itens positivos em relação a trabalhar em casa e talvez isso o faça ver as coisas de outra maneira e quem sabem encontrar novos negócios e soluções.

O Coronavírus e o trabalho remoto é um assunto delicado, somos todos diferentes, para uns pode ser mais difícil trabalhar em casa do que para outros, mas temos de arranjar soluções práticas neste período de confinamento para debelar a COVID-19 e voltarmos à nossa vida “normal”. Acredito que muitos de nós depois de isto passar, vão continuar a trabalhar em casa e não vão querer outra coisa… eu não quero.

Se tiver sintomas de Coronavírus como febre ≥ 38.0ºC, tosse ou falta de ar, ligue para o SNS24.

//